sábado, 2 de março de 2013

Handebol (Resumo - Regras)


A Quadra – É um retângulo com de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Consiste em duas áreas de gol e uma área de jogo.
As balizas - Medem 2 metros de altura e 3 metros de comprimento.
Área do Gol - É delimitada e traçada por uma por uma distância de 6 metros a frente da baliza.
Linha de Tiro Livre (Linha de 9 metros) – É uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol.
Linha de 7 metros - É uma linha marcada em frente à baliza, a uma distância de 7 metros.
Zona de Substituição – É um segmento da linha lateral.
Duração da Partida - Para as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos é de 2x30 min., com intervalo de 10/15 min. Para equipes de adolescentes (12 e 16 anos) é de 2x25 min., com intervalo de 10 min.
A bola - É feita de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia.
A Equipe - Uma equipe consiste em até 16 jogadores, não mais do que 7 jogadores em quadra de jogo, devendo um ser identificado como goleiro.
Substituições - Os jogadores podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, desde que os jogadores que eles vão substituir já tenham saído da quadra.
Equipamentos - Devem utilizar uniformes e calçados esportivos. Não é permitido utilizar objetos que possam ser perigosos para os jogadores.
O Goleiro - É permitido tocar a bola com qualquer parte do corpo na tentativa de defesa, dentro de sua área de gol, sem colocar em perigo o adversário; Mover-se com posse de bola dentro da área de gol; Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo.
Área do Gol - Somente o goleiro tem permissão de entrar na área de gol. Se alguém invadir a área do gol e interferir no jogo será punido.
Manejo de Bola - É permitido lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos (braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos). Segurar a bola durante no máximo 3 segundos. Dar no máximo 3 passos com a bola. Estando parado ou correndo quicar a bola com uma mão (drible) e então agarrá-la ou pegá-la novamente com uma ou ambas as mãos.
Comportamento com o adversário - É permitido usar uma mão aberta para tirar a bola da mão de outro jogador; Usar os braços flexionados para fazer contato corporal com um adversário; e Usar o tronco para bloquear o adversário. Não é permitido arrancar ou golpear a bola que está nas mãos do adversário; Bloquear ou empurrar o adversário com qualquer parte do corpo para deslocá-lo ou empurrá-lo para fora da posição; Agarrar, correr ou saltar sobre um adversário.
O Gol - Será marcado quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol, desde que nenhuma infração às regras tenha sido cometida, antes ou durante o arremesso.
Tiro Lateral - É concedido quando a bola cruzar completamente a linha lateral. E deve ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra.
Tiro de Meta - Será concedido quando um jogador da equipe adversária invadiu a área de gol; Um jogador da equipe adversária tocou a bola enquanto ela estava rolando ou estava parada dentro área de gol; Ou a bola cruzou a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária.
Tiro Livre – Deve ser utilizado nos seguintes casos: Substituição e manejo de bola irregular; Faltas do goleiro e dos jogadores de quadra na área de gol; Jogo passivo; Conduta antidesportiva para com o adversário; Conduta antirregulamentar num tiro de saída, lateral, de meta, livre ou de 7 metros. É executado no lugar mais próximo onde a in­fração ocorreu.
Tiro de 7 Metros - Esse lance é ordenado quando um jogador sofre uma falta numa situação clara de gol. Deve ser executado como um arremesso ao gol e o jogador deve posicionar-se atrás da linha de 7 metros, não excedendo um metro desta linha.
Advertência -  É a punição adequada para: Faltas pertinentes à conduta antirregulamentar para com o adversário, sendo punidas progressivamente; Faltas quando o adversário está executando um tiro; Conduta antidesportiva de parte do jogador ou oficial.
Exclusão (2 minutos) - É a punição adequada para: Substituição irregular; Por repetidas infrações no comportamento para com o adversário; Conduta antidesportiva repetida por parte de um jogador na quadra; O jogador que não liberar imediatamente a bola quando os árbitros tomam uma decisão contra sua equipe; Irregularidades repetidas quando da execução dos tiros pela equipe adversária; Uma exclusão pode ser dada sem advertência prévia.
Desqualificação - É a punição adequada para: Entrada, na quadra de jogo, de um jogador não inscrito na súmula de jogo; Conduta antidesportiva cometida por um oficial ou um jogador fora ou dentro de quadra; Depois de uma terceira exclusão de um mesmo jogador; Agressão. A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma exclusão.
Os árbitros - O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.
  

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